Infográfico

Tecnologias no setor financeiro:

A evolução da tesouraria

Uma área crítica para a boa gestão do negócio, e que agora passa por uma fase importante de transformação digital e evolução: esta é a tesouraria.

No centro das finanças e formando a base do crescimento do negócio, a Tesouraria é uma área que merece investimento e um trabalho sólido de gestão e operação. Assim, se quer uma perspectiva da jornada deste departamento até aqui, de seu estado da arte e das melhores tendências para o futuro, criamos este infográfico especialmente para você!

A evolução da tecnologia na tesouraria

A tecnologia vem ajudando a mudar muita coisa para melhor no universo da tesouraria. Confira aqui 5 pontos fundamentais que mostram como a transformação digital trouxe novas – e evoluídas – práticas para esta área.

A Gesplan possui um Conector Inteligente que unifica e padroniza qualquer fonte de informação (ERPs, Sistemas Legados, Bancos de Dados, Webservices, SFTP, FTP e Arquivos).

Finanças (digitalmente) inteligentes

O quanto a adoção de novas tecnologias está mudando o jogo do mundo financeiro? Estes números podem ilustrar o atual cenário:

  • 23%
  • 70%
  • O mercado global de IA aplicado a finanças deve ter um expressivo CAGR (Taxa de Crescimento Anual Composta) de mais de 23% anualmente até 2025, segundo a Mordor Intelligence.
  • 70% de todos os serviços financeiros no mundo já contam com machine learning para prever eventos de fluxo de caixa, otimizar scores de crédito e detectar fraudes, segundo a Deloitte.
  • Mais da metade das organizações financeiras de grande porte no mundo contam com AI em suas análises, segundo estudo da Economist Intelligence Unit.

Fonte: Forbes, out/20.

O que esperar para o futuro?

Com tantas novidades já acontecendo e elevando o nível da operação neste setor, é natural imaginar o que deve chegar no futuro. Confira algumas das tendências que devem seguir transformando a tesouraria no mundo.

brain

(Ainda) mais inteligência

Segundo o Gartner, a tendência é de que o setor aprofunde a busca por informações tratadas e prontas para gerar inteligência para tomada de decisões. Além disso, a perspectiva é que relatórios e geração de informações de performance em tempo real se tornem ainda mais comuns e necessários na área.

chip

A nova gestão corporativa

Tanto a Deloitte quanto o Gartner apontam para uma evolução dos sistemas de gestão corporativa com inserção de mais recursos de automação e inteligência, visando ganho de produtividade e mais precisão nas decisões.

home

Especialistas dentro de casa (literalmente)

Com o crescimento exponencial e a boa adaptação do mercado ao home office, a Deloitte enxerga que o setor financeiro vai continuar abraçando a tendência. Isso aumenta a importância da segurança de sistemas para trabalho remoto (especialmente no contexto de leis como LGPD e GDPR) e também abre a porta do setor para profissionais com viés mais digital e conforto com uso de novas tecnologias.

smartphone (2)

Inovação em alta demanda

A Forbes aponta que as mudanças de digitalização de serviços bancários devem continuar em alta, assim como novos serviços e forma de relacionamento com o cliente. Recursos de IA e hiperconectividade devem facilitar a ampliação dos horizontes da inovação no setor, ao mesmo tempo que devem aumentar a pressão pela diferenciação entre os concorrentes.

Sua jornada tem o apoio da Gesplan

Para lidar com os desafios de um mundo em constante evolução, sua tesouraria precisa de mais do que digitalização: ela precisa de um ecossistema completo de soluções pensadas para a transformação dos negócios. E é isso que a Gesplan traz para você.

Somos uma empresa de software que desenvolve soluções para um Planejamento Financeiro e Gestão de Tesouraria inteligente e colaborativa, que há mais de 20 anos reduz riscos e incertezas nas decisões estratégicas de empresas de médio e grande porte.

wfn-financing

Gestão de Operações Financeiras

Gerencie os contratos de aplicações, empréstimos, fianças, mútuos e derivativos através de modelos inteligentes, com contabilizações e cotações automatizadas do mercado financeiro.

wfn-cash

Gestão de Fluxo de Caixa

Realize a gestão do Fluxo de Caixa e Liquidez com total controle das movimentações financeiras realizadas, previstas e orçadas no curto, médio e longo prazo.

wfn-lease

Gestão de Locações e Arrendamentos

Padronize o controle e consolidação das informações, automatize os cálculos de saldos, valor presente, reajustes contratuais e impostos, e gere as informações no software para fechamento contábil em conformidade com a norma IFRS 16.

wfn-convenants

Gestão de Cláusulas e Obrigações Contratuais

Monitore o desempenho das obrigações contratuais e o cumprimento de cláusulas de Covenants Financeiros e Não Financeiros através de alertas de acompanhamento e workflows, com automação, segurança e compliance.

Tesouraria inteligente e colaborativa

Fale com nossos especialistas e descubra como as soluções Gesplan podem fazer a diferença na gestão de sua empresa.